domingo, 17 de junho de 2012

Humanizar, humanizar e humanizar....

Não me canso de falar em humanização... que na minha opinião é sinônimo de animalização, termos diferenciados apenas pelo fato do primeiro estar relacionado exclusivamente a nossa espécie.
Sentirmo-nos como HUMANOS é sair do patamar de superioridade proporcionado pelo especismo e voltar para o degrau de "terráqueos" (recomendo o documentário que pode ser visto no link http://www.terraqueos.org/ ). Voltar para esse patamar significa viver em harmonia com nossa espécie e com as demais e indo além: porque não trabalhar juntos em prol da sobrevivência e da qualidade de vida?
Caso esse desafio seja aceito, cães podem estar presentes em nosso dia a dia muito além do que já estão. A Terapia Assistida por Animais (TAA) não é em hipótese alguma um método exploratório, mas uma possibilidade de estimulação para quem a recebe, de facilitação para quem a direciona e de muito carinho para os animais. Também não se trata de "ter" um animal só para isso, mas relacionar espécies em pé de igualdade para um bem comum.




Essa foto ilustra bem essa relação. A Fisioterapia Assisida por Animais, é uma técnica lúdica importantíssima para a execução de determinados exercícios. Cães, objetos coloridos e empatia do terapeuta, são elementos fundamentais para o sucesso do atendimento, quando o bicho recebe carinho e atenção e o cliente avança na meta estabelecida.
Quem cuida de um cão, já faz fisioterapia (bem ao senso comum) todos os dias quando acaricia o animal com o pé ou com determinados movimentos das mãos... dessa forma já me decidi, se caso precisar de atendimento quero um cachorro na clínica!!!!
Abaços a todos os fisios que conheço, em especial aos meus alunos. Essa reflexão foi pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário