segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mais polêmica sobre cães de trabalho com policiais...

Em maio deste ano, dois cães pastores, utilizados pela polícia militar de Minas Gerais morreram em uma ação em meio a troca de tiros com suspeitos em fuga. Nossos irmãos cães foram baleados e não tiveram nenhuma chance de sobrevivência, levantando uma polêmica onde eu confesso ser "murista" (ficar em cima do muro).
Dox e Lyon foram cremados e receberam muitas honrarias. O Capitão Paulo Roberto, chefe do Grupamento de Operações de Choque (que engloba o canil) fica emocionado quando fala dos animais e ainda compara a perda dos dois com a de familiares. Será isso tudo suficiente diante de duas mortes? 
A históra deles é fantástica, receberam, como todos os cães militares, uma vida cheia de cuidados. Todos são milimetricamente condicionados ao trabalho, tem momentos de brincadeiras, ótima alimentação, condições ideais de higiene, cuidados veterinários e são realmente considerados como membros da equipe pelos policiais, tudo muito lindo para nós que somos apaixonados pelos caninos e defendemos um tratamento adequado a todos eles, independente de raça ou função.




Mas estou muito acostumado com relato de ações truculentas e desnecessárias da polícia, com espancamento de adolescentes e mortes que poderiam ser evitadas. Deste ponto de vista, os cães não podem participar ao meu ver desta história de sangue...da mesma forma que sabemos que verbas aplicadas em projetos de educação libertadora e formação para a vida reduzem muito mais os índices de violência do que investimentos em armas e aumento de efetivo, os cães podem de forma muito mais valiosa e segura, serem utilizados em trabalhos de socialização e educação dentro das unidades de trabalho com adolescentes autores de ato infracional e dentro do sistema penitenciário...engraçado que esses dois pastores morreram "combatendo o crime" mas a golden que eu sou cuidador não pode entrar em uma unidade do sistema penitenciário para participar de uma palestra sobre qualidade de vida....contradição?
Qual realidade pode e deve ser mudada com auxílio dos cães? como posso não ser contraditório em minha linha de pensamento se o próprio sistema tenta me modelar assim... Confesso: mesmo ainda um pouco "murista" tendo a pensar que a exposição de cães de ataque deva no mínimo ser repensada.
Segue um link com imagens de Dox e Lyon para quem quiser fritar neurônios...

http://www.youtube.com/watch?v=m_zOyZo7Qic

Nenhum comentário:

Postar um comentário