domingo, 5 de dezembro de 2010

A ILHA DE FIDEL

Entre julho e agosto de 2009 estive na Ilha de Cuba, um lugar paradisíaco em meio ao Caribe. Durante toda minha vida ouvi criticas a Cuba e seu sistema de governo; Fidel Castro era praticamente um mensageiro das trevas, alguns neo pentecostais chegaram até a dizer que ele era o Anticristo....rsrsrsrs...mas como sempre estudei política e conhecia a história da revolução, cheguei até a América Central ja ciente do que encontraria. Eu queria mesmo era respirar história de luta e libertação de um povo, queria conhecer esse povo, sua cultura e seu famoso patriotismo. Porém quando comecei a sentir o calor de mais de 40 graus da Isla, passei a conhecer muito mais que isso.
Cuba é a prova de que educação e saúde de qualidade e gratuita provoca o cultivo de uma cultura de paz. Essa cultura esta espalhada por todo canto e se reflete em cada cubano que passou pelo meu caminho. "Las calles" são muito limpas e organizadas, ainda que estruturalmente abaladas, soube de um controle muito firme do governo sobre a utilização de corais negros na confecção de jóias e bijuterias e o mais impressionante: não existem cães e gatos em situação de abandono. Conversei com mexicanos, suécos e belgas e todos falavam a mesma coisa: onde estão os "perros"? Com muito custo encontrei a "Blanca" (batizada por mim e que aparece na foto) que por sinal estava muito berm cuidada e apenas passeava tranquilamente entre sombras em um dia quente.


Resumidamente, um povo com seus direitos garantidos é um povo pensante e um povo pensante é um povo que se preocupa com o meio em que vive. Hasta siempre amigos cubanos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário