quinta-feira, 21 de julho de 2011

EXPO PET'S LIMEIRA

Aconteceu nos dias 16 e 17 de julho de 2011 em Limeira, a EXPO PET'S. O evento foi algo inédito e muito importante, mas não muito definido, não ficou claro quem era o público alvo e quais os objetivos e expectativas, fato que deixou indagações nas pessoas que passavam pelo local e que eu tive a oportunidade de conversar.
Ainda assim, Limeira sempre muito carente de tudo que é relacionado ao mundo pet, pode ao menos vivenciar dois dias de iniciativa da organização e um encontro divertido com apaixonados por esses animais.

(o futuro artísta plástico Pedro, quase fazendo a Senhorita Poulain dormir de tanta tranquilidade)

Os expositores estavam bem diversificados e infelizmente houve exposição de filhotes para venda, fato que condeno sem nenhuma preocupação em ser questionado. A exposição de filhotes é um foco de contaminação, deixa os pobrezinhos extremamente exaustos e os coloca em uma posição de mercadorias...insisto que a criação e aprimoramento de raças é importantíssimo no processo de seleção de características, mas tudo respeitando as fases de desenvolvimento e os cuidados necessários para que os cães fiquem saudáveis e alegres.
Salvo esse problema (pra mim imperdoável), os expositores deram um show de profissionalismo e atenção as pessoas, fazendo com que todos fossem muito bem recebidos, inclusive quando o assunto era paisagismo, mídia ou links de internet. Espero que muitos contatos tenhm sido merecidamente feitos.
Cães adultos circularam pelo local e como sempre se tornaram uma exposição a parte. É muito bom (e chega a emocionar) ver o carinho das pessoas, o sorriso das crianças e as mais variadas manifestações diante dos cães...isso é a prova de que as atividades com animais são transformadoras....

(carinho de uma criança flagrado em meio ao público)

Penso que os méritos de quem organizou e de quem participou são muito justos, ainda que com críticas fizeram acontecer, apostaram no amor pelos animais, buscaram algm tipo de união...e a cartada maior foi perfeita: palestra com Alexandre Rossi (Dr. Pet) que atraiu centenas de profissonais e cuidadores de cães, onde foi possível tirar dúvidas e ver bem de perto a estrela canina Estopinha. Bem bacana....


(Dr.Pet - Alexandre Rossi, Estopinha e eu)


 (Dr. Pet e seus auxiliares)

Amélie foi parceira das clínicas Zoomed e Quatro Patas (dos veterinários Maurício e Susana), além de conhecer a proposta diferencial de nutrição animal da Hill´s....que realmente mostra sua eficiência com total qualidade...ração para dominar o mercado pet. Esperamos que a parceria entre o Canil Euskadi e os trabalhos da Amélie possam ser firmados com a Hill's, fato que será motivo de orgulho em virtude de nossa dedicação e esforço.

(Lisie, eu  e Amélie no espaço da Zoomed/Quatro Patas e da Hll's)
Do mais, os avanços com certeza superaram as críticas e esperamos ansiosamente a próxima., mais organizada, mais direcionada, maior e com público melhor definido...que o sucesso seja ainda maior, estou a disposição dos amigos da organização para ajudar em 2012. Parabéns pela coragem e dedicação dos que lutaram e acreditaram no evento!!!
Já adiantando, independentemente da expo, tem novidade pintando por ai....aguardem.....

terça-feira, 19 de julho de 2011

Indicação de filme...

Secretariat é, ao meu ver, um filme fantástico. Não é possível colocá-lo na categoria de mais um filme sobre "animais e seus donos", mas eu particularmente o colocaria em uma categoria diferente, em filmes sobre a subjetividade animal.
Obviamente a pitada Walt Disney potencializa a qualidade das gravações e a fotografia, mas mancha um pouco o roteiro e a história. Salvo as pequenas críticas intermináveis que tenho da indústria hollywoodiana, Secretariat merece destaque só pelas imagens focadas constantemente nos olhos do cavalo, mostrando muito mais do que nossos olhos podem ver. O filme se precupa em falar sobre comportamento animal, compaixão e deixa bem claro como se dá a mágica relação homem-animal.
Além de ser apaixonante, Secretariat é baseado em uma história real e os personagens que inspiram a gravação aparecem no final. Vale a pena ver com a família. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Opa, mais uma comemoração: 2.000 acessos!!!

Amélie e todos os animais humanos e não humanos que ja participaram deste blog tem motivo para comemorar...esse mês batemos a marca de 2.000 acessos!!! Um dado que me causa extrema alegria.
Minimamente fico com a certeza que pequenas sementes de amor aos animais e a natureza (isso inclui nossa espécie) forma semeadas nesses cliques e que ninguém saiu do blog igual entrou. Isso porque somos frutos dessa mágica interação com o ambiente e o "Fabuloso destino de uma cadela terapeuta" foi ambiente para quem deu uma passadinha por aqui.

(Eu e Amélie no stand da Zoomed/Quatro Patas e da ração Hill's)

Agora o objetivo é buscarmos juntos 5.000 acessos e aumentar os seguidores e os comentários. Para esse semestre, o blog pretende publicar entrevistas com anônimos e famosos sobre a relação que esses estabelecem com os animais que são cuidadores, fornecendo assim dicas de convivência e saúde. A estréia do novo espaço ficará por conta dos veterinários Maurício e Susana Etechebere.
Nos vemos por aqui....abraços e obrigado,
Samuel Gachet e Amélie Poulain (cães são capazes de nos abraçar com um simples olhar)

Mais polêmica sobre cães de trabalho com policiais...

Em maio deste ano, dois cães pastores, utilizados pela polícia militar de Minas Gerais morreram em uma ação em meio a troca de tiros com suspeitos em fuga. Nossos irmãos cães foram baleados e não tiveram nenhuma chance de sobrevivência, levantando uma polêmica onde eu confesso ser "murista" (ficar em cima do muro).
Dox e Lyon foram cremados e receberam muitas honrarias. O Capitão Paulo Roberto, chefe do Grupamento de Operações de Choque (que engloba o canil) fica emocionado quando fala dos animais e ainda compara a perda dos dois com a de familiares. Será isso tudo suficiente diante de duas mortes? 
A históra deles é fantástica, receberam, como todos os cães militares, uma vida cheia de cuidados. Todos são milimetricamente condicionados ao trabalho, tem momentos de brincadeiras, ótima alimentação, condições ideais de higiene, cuidados veterinários e são realmente considerados como membros da equipe pelos policiais, tudo muito lindo para nós que somos apaixonados pelos caninos e defendemos um tratamento adequado a todos eles, independente de raça ou função.




Mas estou muito acostumado com relato de ações truculentas e desnecessárias da polícia, com espancamento de adolescentes e mortes que poderiam ser evitadas. Deste ponto de vista, os cães não podem participar ao meu ver desta história de sangue...da mesma forma que sabemos que verbas aplicadas em projetos de educação libertadora e formação para a vida reduzem muito mais os índices de violência do que investimentos em armas e aumento de efetivo, os cães podem de forma muito mais valiosa e segura, serem utilizados em trabalhos de socialização e educação dentro das unidades de trabalho com adolescentes autores de ato infracional e dentro do sistema penitenciário...engraçado que esses dois pastores morreram "combatendo o crime" mas a golden que eu sou cuidador não pode entrar em uma unidade do sistema penitenciário para participar de uma palestra sobre qualidade de vida....contradição?
Qual realidade pode e deve ser mudada com auxílio dos cães? como posso não ser contraditório em minha linha de pensamento se o próprio sistema tenta me modelar assim... Confesso: mesmo ainda um pouco "murista" tendo a pensar que a exposição de cães de ataque deva no mínimo ser repensada.
Segue um link com imagens de Dox e Lyon para quem quiser fritar neurônios...

http://www.youtube.com/watch?v=m_zOyZo7Qic