domingo, 13 de março de 2011

Mais de 1.000 acessos!!!

Desde novembro de 2010 na rede, o Blog da Amélie bateu esse mês a incrível marca de 1.000 acessos...fiquei muito feliz em saber que minimamente pessoas se interessaram pelo tema. Como dizem os otimistas: se ao menos uma pessoa cresceu, ficou diferente após alguma leitura ou se motivou a lutar por alguma causa, já valeu a pena.
Amélie Poulain obviamente ja foi comunicada... e quem tem, ou ja teve um cão, sabe do que eu estou falando, de alguma forma ela entendeu. A protagonista desse blog não é egocentrica e me permite falar de outros assuntos, mas não posso deixar de falar como anda a "senhorita pega as coisas".


(carinho, carinho, carinho...por favor só mais um pouco de carinho....rsrsrsrsrs)


Estamos nos preparando a cada dia para inciarmos definitivamente um trabalho de pesquisa, onde ela provavelmente será utilizada em um levantamento de atuação de fisioterapeutas em crianças com paralisia cerebral. Será um projeto de iniciação científica que vou orientar dois dedicados e muito dispostos alunos.
Tenho certeza que conseguiremos mensurar a importância dos cães.
O adestrador Roberto está se encarregando de preparar a Amélie e nós estamos nos debruçando nos artigos. Em breve o blog vai apresentar novos resultados...
Obrigado por todos que passaram por aqui, principalmente os seguidores.
Abraços e rumo a 2000 acessos!!!

Curso Básico do INATAA

Ótimo curso para os interessados em inciar atividades, educação ou terapia assistida por animais.
O INATAA tem uma bagagem muito boa e os profissionais que ministram o curso falam com muita segurança do assunto. Vale muito a pena construir conhecimento com quem tem experiência, fazer contatos, tirar muitas dúvidas e aprender sobre uma área que cresce a cada dia.


   
   (alunos do curso anterior)

Além da capacidade dos organizadores e voluntários, existem dois pontos altos durante o curso: a presença de dezenas de irmãos cães e a vivência prática no ultimo dia.
Fica a indicação. Bom curso para quem for e bom trabalho para o INATAA.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O que estamos fazendo com nossos irmãos cães?

A Revista CÃES & CIA edição 381 de fevereiro de 2011, traz uma execelente matéria sobre a ignorância humana de produzir Mastinos Napoletanos com hipertipagem para o mero prazer de ter um cachorro com proporções anormais. Esse fato revela a doença do "ter" que se alastra pela população, onde não importa mais a consequência e o sofrimento para o animal, mas sim o prazer de dizer que possui um exemplar de dimensões assustadoras.

(Foto meramente ilustrativa)

O egoismo humano está produzindo cada vez mais Mastinos com cabeças enormes e cheias de rugas e em contra partida, animais com cardiomiopatia hipertrófica (coração), entrópio, hipertrofia da glândula lacrimal e a conjuntivite seca (olhos). Esses pobres Mastinos enchem de orgulho seus DONOS que desfilam com cães assustadoramente hipertípicos.
Para balancear esse absurdo, contamos com entidades seríssimas como a SOMAN (Sociedade do Mastino Napoletano) -  http://www.soman.org.br/wordpress/  - que defende uma criação saudável e com rigoroso controle genético da raça. Além da SOMAN, contamos com o trabalho do amigo e criador experiente Enrique Graziano que trabalha com criação da raça há mais de 25 anos. Ele foi o grande esclarecedor da matéria aqui citada e defende o aumento da qualidade de vida dos animais. Segundo a revista, a média de vida de cães dessa raça está próxima de 5 anos (vontade de chorar...).
Em dezembro de 2009, a CÃES & CIA, já havia exposto a situação do Buldogue Inglês, que passa por situação parecida, pois os donos emburrecidos querem cães com fucinhos cada vez mais curtos pois acham "bonitinhos e fofos" mesmo que isso custe sérios problemas de respiração ao animal.

(Foto meramente ilustrativa)

Espero que possamos contar sempre com apoio de entidades sérias como a SOMAN e de revistas como a CÃES & CIA para acabar com esse crime. Vamos a nossa parte: Divulgar esse assunto e conscientizar as pessoas.
CÃES NÃO SÃO BRINQUEDOS!!!